“ATAQUES LOG ME IN” refere-se a ataques de cibersegurança contra a LogMeIn e os seus utilizadores, incluindo golpes de phishing que tentam roubar credenciais de acesso e uma violação de segurança em 2022 que expôs dados de clientes. Para se proteger, os utilizadores devem ter cuidado com e-mails suspeitos, usar senhas fortes e ativar a autenticação multifator (MFA). Se estiver com problemas para fazer login, pode ser necessário verificar as configurações do firewall.

O que são os ataques

  • Golpes de phishing:

Atacantes enviam e-mails que parecem ser da LogMeIn para tentar levá-lo a clicar num link e a inserir as suas credenciais numa página falsa.

  • Violação de dados de 2022:

Uma violação na GoTo, empresa-mãe da LogMeIn, expôs nomes de utilizador, senhas (hashed e salgadas), e informações de licenciamento de produtos. Em alguns casos, as chaves de encriptação dos backups também foram comprometidas.

Como proteger-se

  • Desconfie de e-mails suspeitos:

Não clique em links ou abra anexos de e-mails não solicitados que pareçam ser da LogMeIn. Verifique a morada de e-mail do remetente.

  • Use senhas fortes e únicas:

Utilize senhas longas e complexas que incluam maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Nunca reutilize senhas para diferentes serviços.

  • Ative a autenticação multifator (MFA):

A MFA adiciona uma camada extra de segurança ao exigir um segundo método de verificação, para além da sua senha.

  • Mantenha o software atualizado:

Certifique-se de que tem sempre a versão mais recente do software da LogMeIn instalado para se beneficiar das últimas correções de segurança.

  • Verifique o firewall:

Se não conseguir aceder à sua conta, verifique se o seu firewall não está a bloquear o software da LogMeIn.

Verificámos recentemente várias tentativas de burla associadas ao uso indevido do software LogMeIn e a emails fraudulentos enviados para undisclosed-recipients.

Se recebeu mensagens como estas, ignore e não clique em nenhum link.

Exemplo de email fraudulento
Exemplo de email fraudulento

⚠️ Se já clicou em algum link e notou que foi instalado um programa suspeito (como o da imagem abaixo: ver canto inferior direito do seu computador), entre em contacto connosco imediatamente.

Exemplo de software instalado indevidamente

Estamos disponíveis para o ajudar a confirmar se o seu computador foi afetado e orientar sobre o que deve fazer:

  • Aceda ao nosso site: www.activex.pt e peça assistência (REMOTO);
  • ou ligue para: 253 248 450;
  • ou então envie-nos um email através do link abaixo:

Contactar Suporte

Obrigado pela sua atenção e colaboração.
A equipa Activex